sábado, 19 de setembro de 2009

Tavarede Marca

"Tavarede Marca!!"- ouvia tantas vezes dizer isto sem perceber do que se tratava... Intrigava-me a coincidência de tanta gente ao meu redor, por vários motivos, usar a expressão. Eu própria já a usava sem saber exactamente o que estava a dizer. De há um tempo para cá decidi começar a "bisbilhotar" (como alguém gosta de dizer) as peças antigas e, na peça Chá de Limonete (José da Silva Ribeiro, 1951), no 22º quadro - "Foguetes" - eis que me deparo com um personagem chamado nada mais nada menos do que Tavarede-Marca. 


EUREKA!!!


Quando o nosso já conhecido Manuel da Fonte apresenta Frei Manuel de Santa Clara ao Chico Fogueteiro e ao Tavarede-Marca, este último pergunta-lhe se já teria visitado a fonte, ao que ele responde que sim, elogiando-a e eis na sua resposta aparece pela primeira vez a expressão: «Tavarede Marca!».. Penso que esta personagem terá surgido para mostrar tudo o que de bom se fazia na Vila de Tavarede. Para que possam tirar as vossas próprias conclusões deixo-vos um excerto do quadro:



« Tavarede-Marca - Tavarede marca! Marca cá e marca em toda a parte. (Com entusiasmo bairrista cada vez mais exagerado) Quando na Figueira querem fazer alguma coisa que se veja, têm de vir aqui à bebida!

Frei Manuel - A água de Tavarede é uma delícia...

Manuel da Fonte - E a pinga antes de baptizada também não é má.

Tavarede-Marca - Não é isso. Têm de vir aqui à bebida, quero eu dizer que têm de nos vir pedir ajuda. A freguesia de São Martinho de Tavarede está à frente de todas do concelho. Olhe: os factos mais notáveis que ficam registados na história da Figueira dos últimos anos, são as festas...

Manuel da Fonte - Não tenha dúvida. Sem festas já não se faz nada...

Tavarede-Marca - Pois quando ressuscitaram o São João, o grande número das festas foram as cavalhadas. Porquê? Porque lá estava Tavarede em peso! A freguesia mandou uma burricada... mais comprida que desde o Rio ao Paço! Os burros eram tantos que a gente nem se via no meio deles... Ganhámos o prémio! Tavarede-Marca!

Frei Manuel - Estou vendo, sim, senhor.

Tavarede-Marca - Marca em todos os campos. No comércio: há vinte ou trinta anos havia aqui duas tabernas. Hoje temos cinco. Progresso! Tavarede marca!

Fogueteiro - Marca e bebe muito bem!

Tavarede-Marca - Nas artes: aí está o teatro, que tem fama em todo o mundo!

Frei Manuel - Eu sei que Tavarede goza duma boa tradição teatral...

Tavarede-Marca - Não ouviu falar no Sonho do Cavador? Nunca se fez nada melhor! Nem na América! Deu quase, quase, duzentas e noventa e cinco representações. Só cordas para cenários foram quatro léguas, setenta e nove metros e treze centímetros e meio. A peça foi vista por trinta e nove mil seiscentas e quarenta e sete pessoas e meia.

Frei Manuel - E meia!...

Tavarede-Marca - Sim, senhor: uma era maneta e tinha uma perna de pau. Tavarede marca! (...) »


Tavarede marcou, Tavarede marca e Tavarede marcará!! 

Sem comentários: