quinta-feira, 31 de março de 2011

Centenário da "Casa Salgueiro"

Foi a 1 de Abril de 1911 que José Pinto da Pinha e António Antunes Salgueiro se associaram e abriram ao público a "Loja Nova, de Pinha & Salgueiro", na actual Rua 5 de Outubro, nos baixos da Casa do Paço.
Esta casa, que prima pela qualidade e honestidade, detinha um excelente stock de "fazendas de lã, seda, algodão e miudezas" dos mais conceituados fabricantes nacionais, o que a levou ao sucesso e a um crescendo de clientela.
Tempos depois da fundação, José Pinto da Pinha cede a sua quota a António Antunes Salgueiro, que passa então a ser único proprietário da agora "Casa Salgueiro". Contudo, este vem a falecer em 1965, ficando a comandar os destinos do estabelecimento sua esposa, Aurora Salgueiro, que, a 1 de Abril desse mesmo ano cede o seu papel a dois irmãos tavaredenses, seus empregados: Raúl da Silva Cordeiro e José da Silva Cordeiro Júnior, que ali honraram a sua missão até à data de seu falecimento, em 2007 e 2010, respectivamente.
Agora são as suas herdeiras quem está à frente desta casa, Maria Otília Medina Cordeiro e Palmira Mendes Cordeiro, esposas dos anteriores proprietários, e suas filhas, Otília Maria Medina Cordeiro e Cristina Mendes Cordeiro, não esquecendo também a dedicação da funcionária Sílvia Silva.

Da esquerda para a direita: Sílvia Silva, Raúl Cordeiro, Otília Cordeiro e José Cordeiro

Cumprindo o desejo de José e Raúl Cordeiro, amanhã, 1 de Abril de 2011,será festejado o centenário da "Casa Salgueiro" como forma de agradecimento a todos os clientes, amigos e fornecedores, mas também como homenagem àqueles dois, que dedicaram mais de meio século da sua vida a honrar o lema da casa: "Servir com qualidade e honestidade".

 Ao festejar esta data tão marcante, sou eu quem agradece, principalmente à Lita e à Sílvia, pela amizade que me têm e pelos maravilhosos momentos que temos passado juntas na "Casa Salgueiro".






P.S.: Aos meus leitores, peço desculpa pelas minhas longas ausências.

Sem comentários: