domingo, 19 de setembro de 2010

Ensino Superior 2010

Se eu disser que a média mais alta que concorreu ao ensino superior este ano corresponde a 20,0 valores, todos vocês ficarão, com certeza, boquiabertos e a pensar quem será o "marrão".
Este era o destaque da primeira página do Expresso de ontem, como podem verificar na imagem acima, que corresponde à digitalização da mesma. Perguntam-se vocês, certamente, tal como eu o fiz: como é que um aluno que não terminou o liceu entrou na faculdade, para mais com média de 20 valores?
Não atribuam este "milagre" a Deus, mas sim ao Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, Engenheiro José Sócrates, pois foi dele a ideia de aumentar as habilitações literárias dos portugueses, não aumentando, contudo, as qualificações. Ou seja, e perdoem-me a ironia, vivemos num país de burros qualificados, graças a José Sócrates e ao seu querido programa Novas Oportunidades, que deu a Tomás Bacelos a oportunidade de concorrer ao ensino superior em igualdade de circunstâncias com aqueles que concluíram os doze anos de escolaridade e, por isso, são os verdadeiros qualificados. Os 20 valores, esses Tomás conseguiu apenas com a realização do exame nacional de inglês, o que significa que não há média.
Ainda bem que tenho o 12º ano para concluir, porque se eu tivesse concorrido este ano, sentir-me-ia, e com toda a razão, verdadeiramente injustiçada. Vejamos: para concorrer ao ensino superior irei utilizar a média das dez disciplinas dos três anos do ensino secundário, onde estarão incluídos quatro exames nacionais, e uma prova de ingresso, enquanto Tomás Bacelos não fez um décimo das disciplinas que eu terei feitas no final deste ano lectivo (ou seja, nenhuma) e enquanto eu terei realizado quatro exames nacionais, ele realizou apenas um, em que teve a sorte de obter 20 valores. Com esta brincadeira toda, o dito rapazinho, de 23 anos, consegui tirar a vaga a alguém que tem, com certeza, todos os requisitos para frequentar o curso de Tradução, na Universidade de Aveiro.

Avé Engº. Sócrates!

1 comentário:

tx disse...

Boas inês retirei o teu post e puz no meu blog, mas mantive todos os direitos.

http://coffe-things.blogspot.com/