E ainda dizem que não há coincidências!
Ainda na anterior Quarta-Feira, como podem constatar, resolvi escrever um 'post' acerca de tempos idos, quando a Figueira pertencia ao Couto de Tavarede, que na altura era Vila. Fi-lo por acaso-escrevi sobre esse assunto, mas poderia ter escrito sobre outro qualquer, de entre muitos que tenho em mente.
Qual é o meu espanto, quando hoje, ao abrir o "Marcha do Vapor", como faço todos os dias, vejo um 'post' a informar que Tavarede é de novo uma vila! Tratei logo de ir pesquisar sobre isso, tendo agora em minha posse o projecto de lei que deu origem à elevação de Tavarede a vila, descobrindo, desta maneira, que tal sucedeu aos quinze dias do passado mês de Abril.
E, tal como uma desgraça não vem só, uma alegria também não há-de vir - não só na proposta de lei é elevada Tavarede a vila, como também é referido o bom nome da Sociedade de Instrução Tavaredense:
«Tavarede é considerada unanimemente a Capital Regional do Teatro Amador, remontando a 1860 os primeiros registos na imprensa da época relativos ás representações levadas a efeito pelas trupes locais nas casas mais abastadas da Povoação. Mais tarde entre as décadas de 30 e 40 por força da carolice de José da Silva Ribeiro, João Santos e João Gaspar de Lemos Amorim viveu tempos áureos, depois a partir de 1950 com a autoria exclusiva dos textos de Mestre José Ribeiro e com musica do Professor António Simões e João da Silva Cascão, passou-se para um período em que toda a gente queria assistir a estas peças e todos os rapazes e raparigas queriam aprender a fazer Teatro.
Hoje continuam a existir três Colectividades que se dedicam à arte de talma, embora, sem dúvida, o expoente máximo continue a ser a escola da Sociedade Instrução Tavaredense.».
Orgulho-me de vos dizer que sou da Terra do Limonete e do Teatro, Vila de Tavarede!
5 comentários:
Não tinha lido a proposta de Lei, e fico muito orgulhoso de ver nela referida a S.I.T. e o seu Teatro.
Só é pena que quem a escreveu tenha omitido, antes do meu nome, o do sr. Anselmo Cardoso Júnior. É muito injusto!...
Tem toda a razão, caro Maestro.
Um grande nome ignorado não é de todo justo...
Cara Inês
Ao ler hoje o post que colocaste sobre elevação de Tavarede a Vila verifiquei se bem entendi que tiveste acesso ao Projecto Lei que foi analizado pelo Ordenamento do Território que depois dá o seu parecer se a proposta de Elevação a Vila de Tavarede pode seguir para a Assembleia da Républica.
Não domino o assunto e como tal têm-me sido colocadas várias questões para as quais não tenho resposta. Tanto quanto consegui apurar a proposta foi apresentada na AR pelo deputado João Portugal e nas outras vilas por Miguel Almeida. Em resumo, como gostaria de ter melhor conhecimento do assunto caso tenhas tido acesso á Proposta ou DEC Lei em pesquisa de NET solicitava-te que me indicasses o LINK
Agradecido
RN
Esqueci-me de referir um dado importante. Segundo li, esta proposta de elevação de Vila ao lugar de Tavarede aconteceu porque não havia a certeza se alguma vez Tavarede tinha sido Vila ou não. Daí que, os resultados da tua pesquisa devem ser muito importantes e valiosos quando dizes que Tavarede pode ter sido Vila desde o tempo em que era o Couto de Tavarede.
Xau
Caro amigo Rogério,
não lhe consigo dar o link completo da proposta de lei, uma vez que esta abre em doc. do Microsoft Word. No entanto, posso dar-lhe algumas indicações para que possa ter a ele acesso. Então: faça uma pesquisa no google com os termos «elevação de tavarede a vila» e, nos resultados da pesquisa procure um intitulado Projecto de Lei n.º 735/X.
Espero que esta informação lhe seja útil.
Cumprimentos, Inês
Enviar um comentário