domingo, 22 de março de 2009

Serração da Velha- SIT


Realizou-se no passado dia 21 de Março de 2009,bado, no Tribunal da Sociedade de Instrução Tavaredense, a Serração da Velha. O primeiro palco deste espectáculo foi a Fonte de Tavarede, onde a idosa senhora foi apanhada e, seguidamente, levada para a sala de audiências, neste caso, o palco da SIT, passando pelo caminho, pelas casas de seus "amigos", a fim de estes lhe darem alguma coisinha para comer antes de morrer. Como ela diz, "ao menos que morra consolada!".
Assim que é aberta a audiência, é analisado o estado de saúde da velha por um médico e uma enfermeira, que lhe diagnosticam tudo o que há de mais reles, tirando-lhe mesmo uma cobra da...enfim, adiante.
De seguida, é acusada da sua avareza, uma vez que não deixa nada em testamento à sua única parente, uma sobrinha grávida, que acaba por ter o bebé naquele tribunal. O seu (suposto) último pedido é que seja lido o seu testamento, onde deixou os mais preciosos bens aos seus "queridos amigos". Como diz o povo, "Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades",e a nossa Velha não foge à regra - a sua maldade permitiu à assistência descobrir muita coisa sobre as gentes de Tavarede e, em particular, da SIT.
No final, quando vai ser condenada à pena da serração, a velha consegue evadir-se em pleno tribunal e assim escapar à dolorosa pena.
Esperemos pelo próximo ano para ver o que irá acontecer à nossa velhinha!!



Deixo-vos agora algumas fotografias, para se divertirem um bocadinho.


Sem comentários: