sábado, 23 de maio de 2009

Limonete

Hoje resolvi deixar-vos com o vídeo da música que é por muitos considerada o hino de Tavarede- Limonete. A letra foi escrita pelo Mestre José Ribeiro, para a fantasia Terra do Limonete, em 1961, e a música é da autoria de Anselmo Cardoso Júnior.



Oportunamente, deixo-vos também a letra, na sua versão original, para que os fãs possam ir treinando.

«Limonete! Eu sou o rei
Da aldeia tavaredense!
O nome à terra, eu o dei!
Essa glória me pertence.
Embora velho par'cendo
O meu tronco é sempre novo,
pois a raíz vem do povo:
Vigoroso vou crescendo.
A seiva, meu pão e vinho,
Dá-me em ramos os meus braços,
Que se estendem como abraços
Ao muro tosco e velhinho.
E vêm folhas viçosas,
Verdes, esguias, cheirosas,
Dar alegria e frescor
Ao jardim do cavador.
Então, nas pontas franzinas
Dos meus ramos verdejantes
Despontam flor's pequeninas
Como estrelas cintilantes.
-Limonete!
Rústica planta plebeia
Que na nossa terra cresce!
-Limonete!
Por toda a parte floresce
E dá cheiro à nossa aldeia...
-Limonete!
De tão viçosa verdura,
A Tavarede dás graça,
-Limonete!
Dás alegria e frescura
E perfumas a quem passa...
-Limonete!
-Limonete...»

5 comentários:

Silva Cascão disse...

Querida Inês:
Há uma correcção a fazer; a música desta "Canção do Limonete" foi composta pelo sr. Anselmo Cardoso Júnior. O sr. António Simões escreveu a "Valsa do Limonete", que o Coral também canta, para a opereta "Em Busca da Lúcia Lima", de 1925.
Corrige lá essa entrada, tá ?

Inês Fonseca disse...

Obrigado pela correcção caro Maestro,
foi um lapso da minha parte, já que sempre me referi ao Limonete como sendo da autoria de Anselmo Cardoso Júnior várias vezes.

Até Terça!

Anónimo disse...

Olá Inês!!

Há muito tempo que não vinha ao teu blog pois como deves calcular o Tiago ocupa-me muito tempo. Esta música é como tu escreves e muito bem o hino da nossa terra, a grande terra do LIMONETE e onde se faz bom teatro. Também eu já a cantei no palco da SIT. Queres saber uma curiosidade? Quando estudava em Coimbra cantava-a muitas vezes para as minhas amigas de casa. Elas achavam tanta piada que me pediam muitas vezes para a cantar. A Rita que era uma delas, começava então muito aborrecida a cantar o hino de Buarcos " ... ai Buarcos lindo etc." mas não há letra e música como a do nosso Limonete. É curioso que ainda hoje me falam da canção e até sabem um pouco da letra!!
Beijos

Vanda disse...

O comentário anónimo em cima é meu. Esqueci-me de colocar o meu nome!!

Vanda

Inês Fonseca disse...

Vanda, eu percebi logo que eras tu, mas obrigada por teres tido o cuidado de assinar.
Espero que esteja tudo bem com o teu Tiaguinho.
Beijinhos